O Sindfort-PE lamenta profundamente o fato ocorrido na cidade de Goiana, na Região Metropolitana do Recife, em que um vigilante da Preserve e um blogueiro da cidade se envolveram em uma discussão, no momento em que o carro-forte da empresa coletava malotes de dinheiro numa loja. E vem por meio desta nota, esclarecer os fatos.
A confusão foi gerada porque o blogueiro reclamou que o veículo estava estacionado num espaço que atrapalhava a passagem dos pedestres. O rapaz tentou filmar e os vigilantes, no uso de seus direitos, não aceitaram a gravação. Foi neste momento que houve o bate-boca entre o segurança e o blogueiro. E foi justamente esta parte que passou a circular na Internet.
O Sindfort-PE esclarece que já foi a segunda vez que o mesmo rapaz, que se diz jornalista, discutiu com seguranças da transportadora de valores pelo mesmo motivo. É necessário esclarecer que o carro-forte em questão, não tinha onde estacionar para coletar os malotes, uma vez que a rua destinada ao estacionamento de carros está em reforma. Por medida de segurança, tanto pela preservação da vida dos próprios vigilantes, como dos funcionários da loja e da população, os seguranças tiveram que parar o carro em frente à loja, numa área restrita aos pedestres.
Não havia como parar numa distância maior e transportar em mãos valores tão altos, correndo o risco de assaltos, os quais são tão frequentes contra carros-fortes em nosso Estado. É importante ressaltar que a maioria das instituições e empresas que precisam dos serviços das transportadoras de valores, não oferece estrutura para garantir um trabalho seguro aos vigilantes, como por exemplo, estacionamentos apropriados e destinados aos carros-fortes.
O sindicato lamenta que o blogueiro tenha se sentido constrangido ou ameaçado, mas assegura que não houve ameaças. A situação apenas deixou o vigilante, que já trabalha com muita ansiedade e medo, irritado. Em nome de todos os vigilantes, a entidade sindical pede desculpas por qualquer transtorno, mas reforça que apoia o segurança, pois ele tentou defender um direito seu e de seus colegas: o de preservação da imagem.
Cláudio Mendonça